Arcadismo
Iniciou-se em 1756, com a fundação da Arcádia Lusitana ( região da Grécia - lugar ideal para viver uma vida simples e tranquilas longe da cidade, onde se reuniam artistas e poetas).
Século XVIII aconteceu IMPORTANTES TRANSFORMAÇÕES no campo da cultura europeia. Essas mudanças fazem parte do ILUMINISMO (movimento cultural com o objetivo de atualizar os conceitos e as verdades da época com a razão e a ciência). Por isso o século XVIII é conhecido como o “século das luzes”.
Na época poetas se encontravam com o objetivo de restaurar a simplicidade da Antiguidade clássica e renascentista. Daí o Arcadismo também pode ser chamado de NEOCLASSICISMO (neo = novo +classicismo).
Termina em 1825, com início do ROMANTISMO.
CARACTERÍSTICAS
Os árcades propunham o retorno aos modelos clássicos, porque neles encontravam o EQUILÍBRIO dos sentimentos por meio da razão. Buscavam uma linguagem simples, vocabulário fácil, sem o uso exagerado de figuras de linguagem, cortando tudo o que fosse inútil, desnecessário. Seus heróis eram sempre pastores anônimos e felizes. “FUGERE URBEM” “fugir da cidade, da civilização” os árcades acreditavam que somente no contato com a natureza o homem poderia alcançar o equilíbrio e a espiritualidade.
O CONVENCIONALISMO, as frases feitas, os clichês e os lugares comuns. Como: as ovelhas, os pastores e as pastoras, os montes, e todos os demais elementos da natureza artificial criada pelo poeta árcade. Filosofia do CARPE DIEM “aproveitar o dia”, ou “viver intensamente os momentos”. O poeta árcade vai utiliza-lo como um convite amoroso. O pastor, o poeta chama a pastora, a amada para que juntos aproveitem a vida.
Manuel Maria Barbosa du Bocage
Nasceu em 1625 em SETÚBAL e ficou bastante conhecido por seu estilo rebelde e satírico.
Sua poesia lírica mostra-se presa aos modelos do Arcadismo, povoada por pastores e imagens campesinas.
Como poeta SATÍRICO, Bocage tinha por alvos principais os habitantes das colônias