Principio 10
Todos os dias as pessoas precisam tomar decisões, realizar escolhas e, isso significa enfrentar tradeoff. Na economia os recursos são escassos, uma vez que os desejos humanos superam a quantidade disponível do bens e serviços para satisfação das nossas necessidades.
Quando o governo aumenta a quantidade de moeda na economia, um dos resultados é a inflação.
Isto porque, a inflação representa o aumento contínuo e persistente dos níveis de preços. Se as pessoas possuem mais moeda, o seu poder de compra se eleva, a demanda por bens e serviços também acompanha a trajetória progressiva.
Nesse momento, os produtores elevam os seus preços em função do aumento de demanda, causando o fenômeno conhecido por inflação.
No curto prazo, os preços tendem a aumentar devido ao movimento crescente da demanda. Para diminuir custos, na tentativa de não elevar ainda mais os níveis de preços, os produtores demitem parte dos seus funcionários. A redução de custos, por meio do desemprego da mão-de-obra, representa um exemplo de tradeoff entre inflação e desemprego.
A curva que representa este tradeoff de curto prazo entre inflação e desemprego é chamada de Curva de Phillips.
O economista neozelandês, A. W. Phillips, foi quem primeiro examinou a relação existente entre as taxas de desemprego e os salários nominais no Reino Unido.
No entanto, a curva de Phillips é um tópico controverso entre os economistas. Apesar, de atualmente, a maioria aceitar o argumento proposto por Phillips.
Isso significa dizer que, no período de um ou dois anos muitas políticas econômicas empurram a inflação e o desemprego em direção opostas.
Este é um tema que merece nossa atenção. Isto porque, as taxas de inflação no Brasil e no mundo estão apresentando um comportamento de crescimento e, possivelmente, de acordo com Phillips, a tendência (para reverter a inflação) será elevar as