Educação infantil no tempo certo
I – INTRODUÇÃO
O ato de ler e escrever são uma prática muito exigida no cotidiano das pessoas. No entanto, nem todos os educando obtêm êxito na leitura e na escrita em tempo hábil e isso justifica a busca de novos caminhos na escola. Talvez, a necessidade desta busca jamais tenha sido tão urgente. Pesquisas mostram que as habilidades cognitivas, emocionais e sociais básicas da criança e do adolescente estão deficientes. Por isso, o projeto Alfabetizar em Tempo Certo – 6 anos vem como proposta de atuação no presente, conjuntamente com o Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa, vem preparando o futuro das crianças. Pretende-se com esta proposta oferecer suporte material, metodológico e de formação permanente aos professores das turmas de seis anos da rede municipal de Ensino, para garantir as competências básicas aos alunos, inclusive a construção inicial da base alfabética, ou seja, que efetivem, sistematicamente, o processo da codificação e decodificação, imprescindível para que os mesmos se tornem leitores e escritores, habilidades necessárias ao seu processo de desenvolvimento integral.
II – JUSTIFICATIVA
Embasado nos resultados da pesquisa realizada pela SME - Avaré no ano de 2012, umas partes significativas dos nossos alunos ainda chegam ao 2º ano sem construírem as capacidades básicas de leitura e escrita. Buscando alternativas para alterar esses dados propõe-se o Projeto Alfabetizar em Tempo Certo – 6 anos, tempo hábil, para garantir o sucesso escolar dos educandos.
III- PROPOSTA
Atuação no presente, preparando o futuro; oferecer suporte material, metodológico e de formação permanente aos professores das turmas de seis anos da Rede Municipal de Ensino; garantir as competências básicas aos alunos, inclusive a construção inicial da base alfabética, ou seja, que efetivem, sistematicamente, o processo da codificação e decodificação, imprescindível para que os mesmos se tornem leitores e escritores,