Porque alguns cientistas acreditam em deus
Por que alguns cientistas acreditam em Deus
A CIÊNCIA está constantemente desvendando novos segredos sobre o Universo e sobre a vida abundante em nosso planeta. Contudo, tanto cientistas como leigos se confrontam com as seguintes questões fundamentais: Como o Universo veio à existência? O que existia antes de sua formação? Por que parece que o Universo foi especialmente projetado para sustentar a vida? Como se originou a vida na Terra?
A ciência ainda não conseguiu resolver essas questões, e alguns duvidam que algum dia isso será possível. Portanto, muitos se sentem induzidos a reconsiderar seus conceitos e crenças. Vamos analisar três incógnitas que levam alguns cientistas a se perguntar sobre a existência de um Criador.
A perfeita harmonia do Universo é obra do acaso?
Uma questão de grande importância tem a ver com a perfeita harmonia do Universo. Por que o Universo está equipado com leis físicas imutáveis, que estão ajustadas de modo exato e perfeito para sustentar nosso planeta e toda a vida que há nele?
O que se quer dizer com perfeita harmonia? Veja, por exemplo, o ajuste perfeito das quatro forças físicas fundamentais: o eletromagnetismo, a gravidade, a força nuclear forte e a força nuclear fraca. Essas forças afetam toda a matéria no Universo, e estão ajustadas e equilibradas de modo tão exato que mesmo variações mínimas poderiam tornar a vida impossível.
Para muitas pessoas de reflexão, a explicação disso deve ser algo mais do que uma simples coincidência. John Polkinghorne, físico que trabalhava na Universidade de Cambridge, chegou à seguinte conclusão: “Quando você se dá conta de que as leis da natureza precisam estar em perfeita harmonia para produzir o Universo visível, isso o leva a concluir que o Universo não apareceu simplesmente, mas que deve haver um objetivo por trás disso.”
O físico australiano Paul Davies usou um argumento similar. “Sem dúvida, muitos cientistas . . .