Ecologia políticq

3092 palavras 13 páginas
| UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁNÚCLEO DE MEIO AMBIENTEPROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DOS RECURSOS NATURAIS E DESENVOLVIMENTO LOCAL NA AMAZÔNIA – PPGEDAM | |
Exame da disciplina “Ecologia Politica”
Exame da disciplina “Ecologia Politica”
Disciplina: Ecologia Política
Docentes: Cynthia Simmons / Robert Walker
Discente: Maicon Silva Farias
Nº de Matricula: 2012

1) Considere a perda de floresta amazônica. Identifique as forças sociais e econômicas que estão envolvidas e discuta a escala de abragência do seu impacto.
A Floresta Amazônica até meados dos anos de 1960 não apresentava perda de grandes áreas de floresta. Recentemente o desmatamento da floresta amazônica tem se tornado um dos maiores problemas da região, este desmatamento ocorre de diferentes maneiras, impulsionada por diversos fatores internos e externos que agem sobre a região, este texto procurar identificar em linhas gerais algumas forças que atuam de maneira geral na mudança do uso e cobertura do solo na região amazônica.
O processo de transformação da floresta amazônica está diretamente ligado a fatores econômicos e aos modelos de colonização da Amazônia por meio dos grandes projetos para a região, iniciada a partir de uma política de povoamento, pois a Amazônia era considerada um grande “vazio demográfico”, assim a região foi incorporada de maneira compulsiva, apoiada no tripé da necessidade do progresso, da busca de integração regional e do crescimento econômico (FERREIRA & SALATI, 2005). Neste contexto temos uma das forças que atuam sobre o processo de conversão da floresta que é o Estado Brasileiro em escala nacional que cria política de incentivo a vinda de pessoas para colonizar a Amazônia como forma de integrar o território nacional, essa colonização pode ser por meio da criação de assentamentos rurais ou pelos incentivos sejam fiscais ou financeiros para a vinda de empresas para a região amazônica.
Os incentivos fiscais foram um forte condutor do desmatamento nas

Relacionados