Etica e ciencia
Maria Sulamita Faqueti Amandio
Prof. André Bazzanela
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
História (HID 0081) – Métodos e Técnicas de Pesquisa Educacional
22/01/09
Resumo
Afinal o que é ética? O que é ser ético?Quem tem o direito de julgar o que é ou o que não se enquadra nessa definição?Ética depende de ponto de vista ou é um código único que deve ser adotado por todos?Durante toda a história temos exemplos de como a ciência e os cientistas são perseguidos por não serem “éticos”, não fazerem ou professarem aquilo que os “dominantes” da situação julgavam aceitáveis ou não. Vale apena passar por cima de princípios estabelecidos e considerados justos por uma maioria em nome de um bem maior?
Palavras-chave: Ética ; Ciência; Moral.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente existe um forte debate entre o que é ético ou não no campo da ciência, de um lado cientistas lutando para defender suas teorias e procedimentos em nome de um bem maior e de outro lado, religiosos, líder espirituais e uma parcela da comunidade lutam para defender aquilo que acreditam ser o correto.
Para Valls (2007) : "A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta”. E diante disso eu me pergunto quem é capaz de julgar o que é certo ou errado? Se já partimos da dificuldade até de explicar o que é ético ou não.
O interesse econômico quase sempre vem em primeiro lugar, se alguém está “perdendo” ou se algum “principio” está sendo posto de lado não importa, para os cientistas o bem maior justifica os meios e para os críticos existem outros caminhos menos tortuosos.
2 CÉLULAS TRONCO
Com certeza a maior discussão entre Ética X Ciência é a manipulação das chamadas células troncos , de um lado os cientistas exaltando os benefícios que isso pode trazer para os seres humanos e de outro a Igreja e parte da sociedade os acusando de “brincar de Deus” .
A Igreja