Ética e ciência
Paper apresentado como requisito Parcial à obtenção dos créditos na Disciplina de Ética. Curso de Mestrado em Administração, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. ÉTICA E CIÊNCIA – UM BREVE HISTÓRICO 2
3. RACIONALIDADE E PROGRESSO – EVOLUÇÃO? 3
4. A ÉTICA DA PESQUISA CIENTÍFICA 5
5. O FUTURO DA ÉTICA 6
6. CONCLUSÃO 8
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
Ao longo da história, em especial nos últimos dois séculos, a tecnologia tem ocupado um papel cada vez mais relevante na sociedade. De uma sociedade industrial, baseada em produção em massa e redução do custo unitário, adentramos na chamada Sociedade da Informação, onde a tecnologia é empregada para maximizar os resultados.
Segundo FOUREZ (1995), a ciência e a tecnologia tiveram uma parte significativa na organização da sociedade contemporânea, a ponto de esta não poder prescindir das primeiras. Explorada na competição industrial, na medicina e na indústria bélica entre outras, a tecnologia tem se tornado perigosa na medida em que se ignoram seus efeitos nocivos e se permite que ela adquira uma legitimação própria ou uma suposta neutralidade. A evolução da ciência e da tecnologia não foi acompanhada por uma evolução filosófica, o que tem criado paradoxos intrigantes.
A justificação da tecnologia e de seus custos é feita em comparação com alguns dos êxitos que vêm sendo obtidos, fazendo-a adquirir uma mística mágica e determinística e colocando-a acima da moral e da razão. A mídia da sociedade pós-moderna vende a tecnologia com esta aura, e os que a isso se opõem são