Ciência e ética
Penso que a leitura nos remete a isso, o até que ponto a ética está ligada a ciência ou até mesmo até que ponto a ciência está ligada a ética.
Somos uma sociedade permissiva? Se fossemos a questão ética séria um tanto inadequada, pois aceitaríamos tudo sem questionar, sem debater, sem discordar ou até mesmo sem nos ofendermos.
Sendo assim podemos afirmar que a ética é um processo desafiador para a ciência.
2) Como o autor demonstra o tema?
O autor discorre sobre o tema em forma de teses, são o total de seis teses cada um explicitando e referindo-se as questões éticas e cientificas.
A primeira tese refere-se a autonomia que a ciência obteve ao decorrer do século 17, passando assim por grandes desenvolvimento que hoje determinam o desenvolvimento da própria sociedade. Mostra a interação que ocorre entre a pesquisa e o poder, pois, é o Estado, ou seja, o poder que financia a Ciência mais ao mesmo tempo manipula. Refere-se ainda a Ciência como um poder de bancos de dados para serem usados de acordo com as decisões das potências, refere-se ainda que a ciência humana destrói e desloca a noção do homem, desintegrando-a, nos levando a inconsciência total e a irresponsabilidade.
A segunda tese continua falando sobre esse crescimento da ciência, mostra-nos que essa