Redes ii
NOME: Sérgio Luiz da Silva Júnior
1. O que é um firewall?
É uma ferramenta que possibilita uma proteção da rede interna contra ameaças de redes internas. Ex.: Ameaças proporcionadas pela Internet.
2. O que um firewall pode fazer?
Bloquear tráficos com base em regras preexistentes; Esconder a visibilidade de redes no âmbito externo; Diminuir o número de dados apresentados como respostas; Fornecer maneiras de validações inclusivas; Reagir ao detectar a intrusão com a atualização de regras; Possuem sistemas IDS integrados; Redes VPN´S; Capacidade de executar proxy transparente.
3. O que um firewall não pode fazer?
Proteger contra pessoas internas; Proteger contra conexões que passam por ele; Proteger completamente por novos caminhos.
4. Quais são os 3 tipos de Firewalls? Apresente uma ferramenta que implementa cada um dos tipos de firewall (exemplo, o IPF é um firewall filtro de pacote implementado no FreeBSD).
Filtragem por pacotes, de aplicação e de estado. O primeiro tipo é uma implementação que trabalha na camada de rede do modelo OSI com a filtragem de pacotes IP. Já no segundo sua implementação ocorre com a utilização do proxy. E o terceiro apresenta uma junção do proxy com packet filter.
5. Descreva as características básicas de cada um dos 3 tipos de Firewalls?
Filtragem por pacotes: os pacotes de dados são analisados e confrontados com um conjunto de filtros predefinidos pela configuração do firewall por parte do utilizador. Os pacotes de dados que estiverem de acordo com os padrões pré-estabelecidos pela configuração passam pelo firewall, caso contrário serão pura e simplesmente recusados.
De aplicação: a informação da Internet é recolhida pelo firewall e seguidamente enviada para o sistema requisitante e vice-versa.
De estado: Este método inspeciona cada ligação que atravessa todos os interfaces do firewall assegurando-se que é