Redes II
TGTI3
Atividades – Capítulo 8.
1. Cite duas formas nas quais os bits são codificados como tensões. Como elas são diferentes? Podemos dividi-las em duas:
NRZ: Existem dois níveis de tensão ou corrente, para apresentar os dois símbolos digitais (0 e
1). É a forma mais simples de codificação e consiste em associar um nível de tensão a cada bit, um bit será codificado sob a forma de uma tensão elevada.
RZ: Na codificação RZ o nível de tensão ou corrente retorna sempre ao nível zero após uma transição provocada pelos dados a transmitir. Geralmente 1 é representado por um nível elevado, mas a meio do bit o nível retorna zero.
Diferenciais: Neste tipo de codificação, os 0 e 1 são representados através de uma alteração do estado da tensão ou corrente. Assim, o valor 1 é representado pela passagem de uma tensão ou corrente baixa/nula para uma tensão ou corrente elevada. O valor 0 é o contrário, ou seja, passa-se de uma tensão ou corrente elevada para outra baixa/nula.
2.Por que os bits podem ser codificados como símbolos antes da transmissão?
Uma sequência consecutiva de bits de código que são interpretados e mapeados como padrões de bits de dados.
Vantagens de usar grupos de código:
Redução de erros no nível de bit; Limitação da energia efetivamente transmitida para o meio físico; Ajuda a diferenciar bits de dados de bits de controle.
O Símbolos de dados o Símbolos de controle o Símbolos inválidos, melhora a detecção de erros do meio físico.
3. Por que as questões de segurança devem ser consideradas ao utilizar o cabeamento de cobre? Um provável problema com o fio de cobre é que o mesmo pode conduzir a eletricidade de forma indesejada. Isso pode expor as pessoas e equipamentos a diversos perigos elétricos.
4. Em que situações o cabeamento em fibra ótica é melhor do que o cabeamento de cobre?
Uma das razões para o uso de fibras no lugar dos cabos de cobre é a perda na potência do sinal transmitido.