Pilates
Apresentar e estimular o conhecimento e a prática de exercícios de flexibilidade e fortalecimento muscular do Pilates Solo.
Conteúdos
Força, flexibilidade, resistência, equilíbrio, desafio, controle da respiração, manutenção de postura.
Tempo estimado
Uma aula
Materiais
Superfície confortável e adequada, colchonete ou mat (tapete emborrachado específico para este tipo de atividade).
Introdução
Trabalhar a flexibilidade nas aulas de Educação Física no Ensino Médio continua sendo um desafio para grande parte dos professores. Assim, a reportagem Agora, com uma dose de alegria, publicada em VEJA, chama a atenção para uma tendência que tem conquistado - além do público adulto - crianças e, sobretudo, adolescentes: o Pilates. Leia o texto abaixo e aproveite a oportunidade para trabalhar esta modalidade com os alunos.
Texto de apoio ao professor - Pilates
Na adolescência, o crescimento acelerado dos ossos pode não ser acompanhado pelo crescimento e fortalecimento de outras estruturas, como os músculos e tendões. Este descompasso pode gerar um quadro de encurtamento muscular, desequilíbrios posturais e, em alguns casos, até mesmo dor.
Para conhecer o método do Pilates, bem como suas técnicas, de forma aprofundada e ser um professor habilitado é necessário fazer um curso e obter certificado. Entretanto, o profissional de Educação Física pode se utilizar de elementos presentes nesta modalidade para estimular seus alunos e incrementar suas aulas.
Muitas alterações posturais, principalmente as relacionadas à coluna vertebral, têm sua origem neste período em que o aluno transporta mochilas pesadas, passa grande parte do tempo sentado nas cadeiras do colégio, assistindo televisão ou utilizando o computador.
Há uma alta prevalência de alterações posturais de coluna entre crianças e adolescentes e muitos elementos presentes no Pilates podem ser valiosas ferramentas para prevenir estes casos.A sistematização do método desta atividade