porcelanato x rejunte
Muitas vezes a troca de pisos em reformas causa muita sujeira, e nos deparamos com manchas de rejunte epóxi as quais podem ser difíceis de remover. Foi pensando também nesta questão, que a Portobello lançou o piso Extra Fino.
Mas… se a opção em piso for outra, como por exemplo, o porcelanato, acompanhe as dicas da arquiteta Mari Cecchini para resolver este problema.
A arquiteta lembra que o rejunte epóxi é muito prático, mas precisa ser cuidado na sua aplicação, e diz ainda que é importante tomar alguns cuidados, como passar uma esponja úmida, ou utilizar produtos próprios para este fim, ou seja, produtos para limpeza de rejuntes (Limpa Rejuntes – isentos de ácidos). Ou a utilização de sapólio líquido com vinagre branco de álcool.
Em produtos com superfície brilhante, é bom evitar o contato direto com produtos abrasivos;
É importantíssimo limpar os restos de rejunte epóxi sobre a placa cerâmica, que deve ser feita imediatamente após a aplicação, pois se ultrapassar o tempo de secagem pode tornar-se impossível sua remoção;
Manter o local limpo e protegido, mesmo durante ou após os trabalhos de assentamento e rejuntamento é imprescindível!
Verifique se é o caso de tentar primeiro a remoção com aplicação de sapólio líquido com uma esponja. Basta umedecer a esponja com água, colocar um pouco do sapólio líquido e aplicar sobre a superfície. Após 3 minutos o epóxi começa a amolecer, e esfregando com a esponja ele será removido. É bom ter o cuidado de utilizar uma esponja lisa, para não arranhar o piso. É um pouco cansativo, pois exige um pouquinho de força e também depende do tamanho da área, pois, enquanto aplica-se o produto em uma parte, aproveita-se para esfregar a outra…
O rejunte epóxi é mais resistente à água e mais forte do que o rejunte de Portland, e existe em duas formas: rejunte de resina epóxi de 100% e rejunte epóxi em emulsão modificado. Resina epóxi, rejunte de epóxi, rejuntes mais fortes e,