Ciencias Contabeis
PASSO 1
Esse passo propõe o estudo dos conceitos básicos e critérios de classificação e avaliação dos investimentos em participações societárias com ênfase no MEP ( Método de Equii9valencia Patrimonial).
De acordo com o COPC-18 (investimento em coligada e controlada), emitido pelo CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis), não revogou a instrução da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) nº247/96, pois os procedimentos utilizados no Brasil para avaliação de investimentos já estavam condizentes com as normas internacionais de contabilidade.
Para melhor compreender este novo prisma da contabilidade, elencamos abaixo alguns conceitos básicos para melhor desenvolvimento de nosso trabalho:
Participações Societárias:
Investimentos de recursos de uma determinada empresa (investidora) na aquisição de ações ou quotas de outra entidade (investida). Na maioria das vezes as atividades das duas empresas possuem uma sinergia. Quando a aplicação do recurso em por meta a obtenção de retorno financeiro no repasse, venda, dessas ações ou quotas, as mesmas são classificadas no Ativo Circulante como Instrumentos Financeiros. Como exemplo de atividades complementares entre investidora e investida podemos citar: Conseguir fornecimento de matéria prima; tecnologia e/ou serviços; sustentar maior participação no mercado; melhor atender um cliente estratégico.
Sociedade Limitada:
Nesse caso, o capital social é repartido em cota ou quotas e os sócios (no mínimo dois) entram na sociedade tendo como obrigação aplicar uma quantidade de dinheiro em espécie ou em bens que serão utilizados na atividade fim da empresa. O mais importante é a figura do sócio e não o dinheiro investido.
Sociedade por Ações:
Como características primordiais o capital é dividido em ações podendo ter apenas um acionista, antes de tudo é considerado o dinheiro investido e não a pessoa do sócio. Podendo ser de capital aberto (negociação em bolsa de valores ) ou fechado.
Existem dois tipos de ações, as