Por treze razoes
História:Este livro relata a história de Hannah Baker uma adolescente que cometeu suicídio, mas antes de partir quis certificar-se que os porquês de ter tirado a sua vida ficavam esclarecidos, deste modo, Clay Jensen recebe pelo correio uma caixa de sapatos com o seu nome, dentro dela estão treze cassetes que mais tarde ao ouvir reconheceu que eram de Hannah. Cada cassete tinha um nome, uma pessoa e uma história e as instruções que Hannah deu eram claras:
1º- Ouve todas as cassetes;
2º- Entrega a cassete para a pessoa que nela é citada na ordem das histórias, se não o fizeres cassetes que contêm assuntos extremamente pessoais dessas pessoas irão chegar às mãos da cidade inteira.
P.s. Espero que nenhuma delas seja fácil.
Então Clay respeita os desejos de Hanna e passa a percorrer a cidade com o mapa de modo a entregar as cassetes ao seu destinatário.
Não vou dizer qual cassete tem a ver com tua participação na história. Mas, não precisas ter medo. Se recebes-te esta caixinha bonitinha, o teu nome vai aparecer...Eu prometo. Afinal, porque é que uma rapariga morta mentiria?
Espera aí! Isto parece uma piada. Por que uma garota morta não mentiria? Resposta: porque ela não pode falar!
Será que é um bilhete de suicídio confuso?
Podes rir. Tudo bem. Eu achei engraçado.
Opinião
É uma história arrebatadora e explica como as pessoas que a rodeiam conseguiram- lhe tirar toda a esperança toda a expectativa de melhorar e de dar a volta á situação.
Surgem-nos vários sentimentos durante a leitura, um dos mais frequentes é o desejo de poder ajudar a rapariga, de mudar o rumo da história, mudar as situações de bullying, de depressão e de falsidade. Tal como Clay, enquanto lemos as cassetes senti-mos alguma esperança ao perceber que ali poderia ter sido diferente, que ali alguém a poderia ter ajudado e temos esperança que ela mude de ideias