Por Que N O Proibir O Bon Dentro Da Escola
ESCOLA
A posição da direção da escola ao nos submeter a diversas regras sem antes haver uma comunicação entre a direção e o corpo estudantil evidência a ausência de democracia dentro da escola. A escola, antes de tudo, deve ser um ambiente democrático onde nós (os alunos) tenhamos o direito de participar da gestão escolar, excluir nossa participação disso é nos condicionar a uma realidade autoritária sem nos estimular a questionar e sermos críticos sobre ao que somos submetidos. O que já vai contra a função da escola que diz ser
'' Formar cidadãos críticos e pensantes.''
A proibição do uso de boné é um exemplo disso. Ao ingressar na escola, sem haver um diálogo, somos submetidos a esta regra e qualquer posição que seja tomada contra ela é vista como desobediência e somos punidos mais severamente. Sem levar em consideração nossa realidade, o motivo porque usamos o boné, somos impedidos de usálo, isso tornase uma agressão a nossa liberdade de expressão e nossa privacidade.
O boné assim como qualquer outro acessório está ligado a personalidade do indivíduo e impedilo de usar é como se o impedisse de ser ele mesmo, impedindoo de se apresentar da forma como ele se identifica.
A forma como a escola se impõe ao aluno obrigandoo a descaracterizar sua personalidade o expõe a uma situação constrangedora pois o força a se apresentar publicamente de uma forma que ele não se sente representado pela imagem que ele está sendo obrigado a reproduzir, isso causa desconforto ao aluno, podendo o impedir de ter um bom rendimento escolar, e até mesmo ter um convívio social saudável dentro da escola, por ele se sentir, de certa forma, oprimido pela forma que a comunidade escolar irá enxergalo.
A escola tem diversos problemas que precisam ser solucionados e a coordenação gasta energia criando conflitos desnecessários com o aluno. Além de sobrecarregar a coordenação com mais uma função,