Por que não, homem secretario?
Com o intuito de esclarecer a essa questão, foi realizada uma pesquisa com trinta (30) homens na faixa etária de 17 aos 45 anos, com os mais diferentes graus de escolaridade e de diferentes classes sociais.
Quando perguntados se “Você acha que a profissão de secretariado é apenas para mulheres?”, 40% dos entrevistados respondeu que “SIM”, e 60% respondeu que “NÃO”. “Você atuaria como o profissional de secretariado?”, 27% disseram que “SIM” e 73% disseram que “NÃO”. “Se não, por quê?”, 37% respondeu que não atuariam “porque a profissão não é para homem” e 61% “porque acham que a profissão não é bem remunerada ou não se encaixa no perfil.”
Podemos perceber que para responder a primeira pergunta eles não tem duvida nenhuma e logo respondem que não, porem ao se depararem com a segunda pergunta já ficam um pouco em duvida se exerceriam ou não a profissão, e em sua maioria a resposta foi não e logo arrumam algumas justificativas pra tentarem se esquivar da impressão de que eles não atuariam por preconceito. Alguma das justificativas negativas que encontramos foi:
“Não teria paciência para “sempre” estar disponível para o meu chefe e o trabalho que me fosse destinado” Bruno Camargo, formado em Marketing e Adair Gomes, Bombeiro
“A mulher é uma figura mais apresentável, mais bonita e se ele um dia fosse contratar alguém para trabalhar na área nunca escolheria um homem, pois a mulher é mais apta pra exercer essa função” Pedro também estudante do Ensino Médio e cursando técnico em Química.
*Porem as poucas pessoas que responderam afirmativamente, a segunda questão, não necessariamente deram essa resposta por gostar da profissão, como o estudante de direito Arthur Fernandes, que disse:
“se eu precisasse de dinheiro e não houvesse oferta melhor atuaria como secretário”.
Com