Por que fumar
Caro leitor,
Este não é um daqueles artigos do: Por que não fumar? Quais os malefícios? Quais os tratamentos existentes? Não me remeterei a isso por que a mídia como um todo, já o faz e muito bem, vou tratar do fumante emocional.
Como assim? Você deve estar se perguntado, concordo que não foi fácil chegar a dimensão com a abordagem sobre o cigarro que iremos tratar aqui.
Conversei com diversos fumantes e ex-fumantes para uma pesquisa, antes de chegar a esta conclusão.
O que acontece com o fumante quando ele sai de um ambiente para ir a outro local e ascender um cigarro? É que durante aquele minuto, nada mais importa para o fumante, a não ser aquele momento que ele está tendo consigo mesmo, sendo que ele atinge um momento de paz.
O cigarro afasta por seu odor aqueles que, por ventura, iriam atrapalhar o momento de paz do fumante. Momento este, o qual os problemas do dia a dia somem, e o fumante fica com a mente livre, e se encontra num estado de paz, fora dos problemas e da rotina, no qual ninguém o importunará.
Com isto, o ato de fumar se caracteriza uma fuga momentânea de todo o universo que cerca o fumante; e isto acaba por ser a maior dificuldade para quem quer parar de fumar. Ao passar por um stress aquele que tenta parar de fumar, muitas vezes falha neste ponto.
Com a consciência deste movimento de fuga que o cigarro proporciona, peço aos leitores que por ventura fumam, e que queiram parar com o vício, que repensem os seus conceitos. Se ao fumar estão dando um bom exemplo aos jovens e crianças, aos seus filhos e netos, se estão contribuindo para com a sociedade e de que forma? No próximo artigo vou elencar algumas alternativas sobre como você pode se auxiliar a parar de fumar e auxiliar quem for próximo a você a parar de fumar.
Abraço a todos
Artur Soave Frezza – Terapeuta Holístico
Tel 19 987304461 e-mail: arturfrezza@gmail.com
Como largar vícios, em especial o cigarro.
Caro leitor,
Como conversamos no artigo