Por ocorre a mudança?
A pessoa se sente presa e sufocada pelos problemas. Fica carregada de sentimentos negativos, sensível a qualquer situação que a deixe desconfortável, tornando-se cada vez mais impaciente e “explosiva”.
O seu “copo está cheio”, o que a leva a ficar com “pavio curto”. Ela está em um grau emocional que não consegue lidar com coisas que a deixam emotiva, irritada. Tem dificuldade em ter controle sobre si.
Muitas vezes a pessoa se torna agressiva, briga e desconta sua raiva em quem mais poderia ajudá-la. Tudo se torna ainda mais difícil, porque com esse comportamento pode afastar oportunidades e pessoas bacanas de sua vida. Isso só a deixa com mais problemas e preocupações.
Para entender o que está desencadeando a intolerância e irritação, a pessoa precisa:
Perceber em quais situações existe o desgaste emocional. Em quais situações fica mais estressada? Normalmente quando está em um lugar? Surge determinado assunto, ou quando uma determinada pessoa está junta? O que esse contexto a faz pensar e lembrar?
O que realmente está difícil de suportar e está incomodando hoje?
O que precisa fazer para enfrentar essa situação? Quais são as pessoas e profissionais que podem te ajudar nesse momento?
É importante a pessoa reconhecer a fonte de sua irritação, buscando formas de enfrentar e lidar com a situação, tomando cuidado para não se descontrolar em outras circunstâncias de sua vida, pois isso lhe causará ainda mais preocupações e problemas por sua impaciência. Quando falhar, reconheça e tente recuperar o que perdeu.
É fundamental o acompanhamento com o psicólogo para a pessoa não ter ainda mais prejuízos na sua vida.
João e Maria
Narrador: Era uma vez um menino chamado João e sua