Gestão
PROGRAMA GESTÃO SINDICAL
PROCESSO DECISÓRIO
Prof. Francisco Bittencourt
CURITIBA
Outubro - 2013
PROCESSO DECISÓRIO
Tomar decisões nunca foi fácil, pois implica assumir responsabilidade com relação ao sucesso das ações precedentes. Por outro lado, o processo de tomada de decisão implica no conhecimento aliado a experiência e vivência. Os empresários rurais são cada vez mais chamados a tomarem decisões, quer estratégicas quer operacionais que irão impactar diretamente no sucesso do seu negócio. Decisões políticas, econômicas, sociais, administrativas, ambientais e outras são “o dia a dia” destes empresários. Por exemplo, decisões estratégicas erradas só serão percebidas pelo empresário muito tarde, depois de gasto muito dinheiro, e muitas vezes sem opção de retornar ou corrigir. Sendo assim, o processo de tomada de decisão passa a ser um aspecto crucial e deve ser cuidadosamente repensado pelo empresário rural. Decisões baseadas, apenas, em questões financeiras ou econômicas podem, por vezes, se tornar extremamente danosas para o sucesso da empresa.
Decisões devem ser tomadas não apenas baseadas em conhecimento, mas, sobre tudo, baseadas em fatos e dados que nos possam levar a acreditar que determinada decisão é a mais correta para um determinado fim.
Decisões estratégicas são tomadas para se atingir os objetivos predefinidos. Decisões operacionais são tomadas para adequar ou melhorar a performance os processos. Porém, qualquer delas para ser efetiva deve considerar os fatos e dados existentes e não apenas o conhecimento ou feeling. Decisões são tomadas para resolução ou adequação de problemas existentes ou antecipadamente para evitar problemas futuros.
Os empresários rurais, ao lidarem com o ecossistema e, portanto, com recursos naturais, lidam com uma infinidade de variáveis que necessitam ser gerenciadas e/ou controladas, o que torna o processo de tomada de decisão extremamente