populismo
O populismo no Brasil vai de 1945 a 1964, mas teve origem na revolução de 1930.
Getúlio Vargas, procurando popularidade para se mantiver no governo, beneficiou os trabalhadores brasileiros com suas reformas trabalhistas.
Com a criação da CLT (códigos de leis trabalhistas), a jornada de trabalho foi diminuída e a população não poderia receber um salario menor que o permitido pelo governo, salario mínimo.
Um governo populista é o tipo de governo que o presidente é adorado pelo seu carisma e pelas suas ações governamentais. O líder populista é adorado principalmente pela população de baixa renda.
A principal característica dos governos populista era a expansão da indústria e da economia capitalista. Em 1945 o estado novo ao fim, mas, a politica getulista teve continuidade.
O Governo Dutra logo após a renuncia de Getúlio Vargas, o governo Brasileiro ficou nas mãos do ministro.
José Linhares convocou eleições para presidente no ultimo mês de 1945. Os candidatos eram:
Eurico Gaspar Dutra: ex-ministro de guerra durante estado novo.
Eduardo Gomes: ex-ativista do movimento tenentista.
Getúlio apontou Dutra para o povo brasileiro, dizendo que ele seria seu sucessor. Gaspar Dutra graças ao apoio de Vargas foi eleito pelo povo presidente do Brasil.
INTRODUÇÃO
O líder populista procura estabelecer laços emocionais com o povo, e não racionais. Ele tem contato direto como povo, não sendo necessária a presença de nenhum intermediário. É essa proximidade que gera nas pessoas, na maioria das vezes, de baixa renda, o sentimento de afeição pelo líder. Um exemplo disso foi Vargas, chamado de “pai dos pobres”.
Alias Vargas, foi o exemplo máximo do populismo no brasil. Sua liderança carismática e empenho na aprovação de reforma trabalhista que favoreceram ao operariado fizeram com que ele fosse aclamado pelas massas, no entanto, alegam alguns que suas medidas apenas fizeram com que