POPULA ES RIBEIRINHA
DANILLA F. MAGALHÃES
HALTIERYS RODRIGUES DE PAULA
LEIDIANE BRITO DA SILVA
PATRÍCIA VIEIRA
PATRINE FERREIRA VENTURA
POPULAÇÃO RIBERINHA DE RONDÔNIA
JI-PARANÁ-RONDÔNIA
2015
DANILLA F. MAGALHÃES
HALTIERYS RODRIGUES DE PAULA
LEIDIANE BRITO DA SILVA
PATRÍCIA VIEIRA
PATRINE FERREIRA VENTURA
POPULAÇÃO RIBERINHA DE RONDÔNIA
Trabalho apresentado ao Curso de Ensino Médio, da E.E.E. F. M. 31 de como parte dos requisitos para avaliação da disciplina de Geografia de Rondônia. Sob a orientação da Professora Éllen Simone da Silva Pereira.
JI-PARANÁ-RONDÔNIA
2015
1. INTRODUÇÃO
Os ribeirinhos da Amazônia são pessoas que residem nas proximidades dos rios e, que há muito se caracterizam por terem como principal atividade de subsistência a pesca, a caça, a colheita do açaí, a produção de farinha e a venda desses produtos.
A maioria dessas milhares de comunidades ribeirinhas não possui nenhuma de acesso a informação. São pessoas que vivem sem nenhum conhecimento, são na maioria das vezes grupos de pessoas que vivem totalmente isolados do resto do pais.
A Amazônia Legal e real é imaginada pelos brasileiros e estrangeiros como uma extensa floresta densa e vítima de devastação. Porém, dentro desse ambiente há pessoas como que vivem e trabalham como extrativistas, índios, pescadores, seringueiros, quebradores de coco, ribeirinhos e estudantes que dependem da floresta para viver e sobrevivem sem destruí-la.
Essas comunidades da Amazônia têm muito a ensinar no questão do crescimento sustentável, ou seja, como explorar a floresta sem causar a extinção de animais e plantas. Da florestas eles extraem palha, alimentação, remédios naturais, óleos diversos, borracha sem desperdiçar ou causar dano ao ecossistema.
A economia entre essas pessoas está na mão de grileiros, fazendeiros e garimpeiros que controlam a exploração de madeira, soja e terras. Não há grande circulação de