POP"S
Título do case: A adaptação da Estrutura Analítica de Riscos à precificação de projetos Categoria: Projeto interno
Temática: Projetos
Resumo
Através de intenso estudo do PMBOK no segundo semestre de 2008 foi detectada a necessidade de identificação e mensuração do risco de um projeto antes de ser aceita sua realização pela Ayra Consultoria.
A adequação da Estrutura Analítica de Riscos (EAR), fornecida pelo
PMBOK, à realidade da empresa atrelou essa ferramenta e a adaptou a identificação de cada risco e de sua quantificação na planilha de precificação como meio de distinguir projetos mais simples de outros mais complexos levando em conta fatores particulares à realidade pontual da empresa a partir de fevereiro de 2009.
Tal planilha conseguiu reunir a identificação dos riscos, sua gravidade, possíveis soluções e fornecer ao fim um multiplicador total que se forma através de todos os riscos identificados e multiplica o preço de cada projeto.
Por meio dessa ferramenta a empresa conseguiu adentrar num ramo do gerenciamento de projetos pouco explorado entre as empresas juniores: o gerenciamento de risco.
Introdução
A necessidade de uma maior capacitação em gerenciamento de projetos levou a um intenso estudo da coordenadoria de gerenciamento de projetos do PMBOK, livro que contém boas práticas de gerenciamento nessa área, no segundo semestre de 2008.
Após esse estudo de algumas semanas o grupo achou alguns pontos de deficiência entre a teoria e a prática principalmente na parte que dizia respeito ao gerenciamento de riscos, área que estava em evidência na empresa visto a grande recusa de projetos sempre com a mesma justificativa embasada nos riscos atrelada a estes. Projetos esses que constavam em nossa carta de serviço.
1
Empresa Júnior de Gestão de Negócios da UFRJ
O que puderam notar foi que ninguém na empresa estava realmente capacitado para falar de riscos ou muito menos havia