Pesquisa Desenvolvimento Motor
Fatores biológicos, ambientais e próprios da tarefa, provocam diferenças no desenvolvimento do comportamento motor das pessoas. Os movimentos de uma pessoa, ou seu comportamento motor, podem ser agrupados em três categorias: movimentos estabilizadores, locomotores e manipulativos; ou combinações entre esses três.
O processo de desenvolvimento motor é estudado pelo exame da progressão seqüencial de habilidades motoras ao longo de toda vida. As fases do desenvolvimento motor e os estágios desenvolvimentistas de cada fase são projetados para servir como modelo para esse estudo.
- Fase motora reflexa
Os primeiros movimentos que o feto faz são reflexos, movimentos involuntários, controlados subcoorticalmente, que formam a base para as fases do desenvolvimento motor.Esses movimentos involuntários e a crescente sofisticação cortical nos primeiros meses de vida pós-natal desempenham importante papel para auxiliar a criança a aprender mais sobre seu corpo e o mundo exterior.
Os reflexos primitivos podem ser classificados como agrupadores de informação, caçadores de alimentação e de reações protetoras.
Os reflexos posturais compõem a segunda forma de movimento involuntário e são notavelmente similares, na aparência, a comportamentos voluntários posteriores, mas são inteiramente involuntários.
A fase reflexa do desenvolvimento motor pode ser dividida em dois estágios sobrepostos: Codificação de informações e decodificação de informaçãoes.
- Fase de movimentos rudimentares
As primeiras formas de movimentos voluntários são os movimentos rudimentares, observados no bebê desde o nascimento até aproximadamente, a idade de 2 anos. Os movimentos rudimentares são determinados pela maturação e