ECO OCTANO
O aquecimento global ligado a poluição da atmosfera tem sido um dos grandes problemas a serem resolvidos pela humanidade. A quantidade de veículos motorizados vem crescendo de forma exponencial nos últimos anos e estes são um dos protagonistas nos índices de poluição atmosférica. Desta forma, a engenharia tem trabalhado visando uma tecnologia que permita a utilização da energia da melhor forma possível. A Maratona Universitária da Eficiência Energética é uma forma de despertar nos futuros engenheiros a ideia de um mundo mais limpo e assim, melhor de se viver.
A POLUIÇÃO DEVIDO A VEÍCULO AUTOMOTORES
O ar que respiramos é composto por uma mistura de gases. Ele é extremamente Importante para a nossa vida e a de outros seres vivos. Quando o ar fica poluído, aumenta a concentração de substâncias químicas (poluentes) prejudiciais à nossa saúde e isso pode provocar alergias, intoxicações etc.
A poluição do ar é provocada principalmente pelos motores dos veículos, indústrias como as siderúrgicas, refinarias, fábricas de cimento e papel; queimadas e incineração do lixo doméstico.
Os veículos como automóveis, ônibus, motos, caminhões etc. são considerados os principais agentes poluentes do ar, porque eles liberam um gás incolor (sem cor) e inodoro (sem cheiro) extremamente tóxico, conhecido como monóxido de carbono (CO). Esse gás tem a capacidade de se ligar à hemoglobina, formando um composto chamado de carboxiemoglobina, que impede o transporte de oxigênio pelas hemácias, dificultando a oxigenação dos tecidos, levando à perda de consciência e até à morte.
Os automóveis também são os responsáveis por liberarem partículas que ficam em suspenção no ar, produzidas principalmente pelo desgaste de pneus e freios.
Mas quanta poluição os carros produzem? A resposta é mais complicada do que você possa imaginar. Para