Pop higienização instalações, equipamentos e móveis
Este procedimento tem como objetivo estabelecer um fluxo de higienização a ser seguido por cada funcionário na higienização de instalações, equipamentos e móveis, prevenir doenças e livrar o ambiente de pragas, insetos e roedores.
2. Campo de Aplicação
Este documento aplica-se a todos as instalações, equipamentos e móveis que entram em contato direto com os alimentos.
3. Responsabilidade A empresa contratante se responsabiliza pelos procedimentos de verificação e conformidade das etapas caso uma empresa terceirizada realize as atividades de higienização, assegurando a segurança e a qualidade dos alimentos.
4. Fluxo de Higienização A empresa deve estabelecer um fluxo de higienização a ser seguido por cada funcionário na higienização de instalações, equipamentos e móveis. As atividades de higienização em áreas adjacentes devem ser realizadas no mesmo fluxo das operações de preparo de alimentos, ou seja, das áreas de recepção até as áreas de expedição ou consumo, para prevenir a contaminação cruzada. Este fluxo deve ser definido de modo que:
Todos os itens necessários sejam higienizados.
Todas as atividades necessárias para a higienização adequada de cada item (limpeza e desinfecção, quando aplicável) sejam realizadas.
Não haja favorecimento da contaminação cruzada.
A higienização simultânea de vários itens, dentro de um mesmo setor, deve seguir o sentido da gravidade, ou seja, dos itens localizados no alto até o piso, de modo que este seja o último item a ser higienizado, pois ele recebe os resíduos da higienização dos itens localizados acima.
5. Procedimento
5.1 HIGIENIZAÇÃO DAS INSTALAÇÕES, EQUIPAMENTOS E MÓVEIS
As instalações, os equipamentos, os móveis e os utensílios devem ser mantidos em condições higiênicosanitárias apropriadas. As operações de higienização devem ser realizadas por funcionários comprovadamente capacitados e com freqüência que garanta a manutenção dessas condições e minimize o risco de