tabela cronologia
Platão(427-347 a C)
Refere-se à educação da primeira infância através de jogos educativos na família,com o objetivo de preparo para o exercício futuro da cidadania. Aristóteles (384-332 a C)
Propôs que dos cinco aos sete anos, as crianças receberiam, em casa, educação para a higiene e o endurecimento, e dos cinco aos sete, já deveriam assistir algumas lições.
XI e XII
Pensadores humanistas como Erasmo (1465-1530) e Montaigne (1483-1553) propunham uma educação que respeitasse a natureza infantil e estimulasse a criatividade articulando o jogo à aprendizagem.
Séculos XVII e XVIII
Foram criadas, na Inglaterra, na França e em outros países da Europa, as primeiras instituições, orientadas pelos conhecimentos da medicina e pelos preceitos da religião. Eram as “escolas de caridade” ou “escolas de damas”
1737 - Roda dos Expostos: Primeira iniciativa de assistencialismo a infância, era um local onde as crianças indesejadas eram deixadas na roda, sem que ninguém soubesse sua identidade.
1767 - Escola do Tricô: Fundada pelo padre Oberlin, na França, consistia em uma instituição onde as crianças iam para brincar enquanto a professora ficava fazendo tricô.
Meados de 1769
Primeiras instituições na Europa e Estados Unidos como a “Escola de Principiantes” ou escola de tricotar, criada pelo pastor Oberlin, na França.
Até XIX
Exclusivo às famílias, principalmente mulheres.
XIX
Rodas expostas ou roda dos excluídos ou lares substitutos (crianças pobres, abandonadas) sob a responsabilidade de entidades religiosas ou filantrópicas.
Segunda metade do século XIX
Creche e do jardim de infância (crianças mais ricas)
Meados de 1840 (1837)
Primeiro Jardim de Infância, criado em Blankenburgo, por Froebel.
1875 - 1877
Os primeiros jardins de infância fundados no Rio deJaneiro, e em São Paulo, mantidos por entidades privadas.
Início do século XX