Pop de Elisa
Instituto Multidisciplinar em Saúde
Campus Anísio Teixeira
ELISA SANDUÍCHE
1. Introdução
O ELISA é um teste imunoenzimático que permite a detecção de anticorpos específicos. É feito um imunoensaio que usa anticorpos específicos para detectar antígenos e anticorpos. O complexo que contém o anticorpo é visualizado pelo acoplamento da enzima ao anticorpo, em seguida adiciona-se o substrato ao complexo enzima-anticorpo-antígeno resultando num produto colorido (CASSEB, 2010). A enzima mais comumente utilizada nestas provas é a peroxidase, que catalisa a reação de desdobramento da água oxigenada (H2O2) em H2O mais O2. Existem vários modelos de testes de ELISA, como: ELISA indireto, o ELISA de bloqueio ou competição, ELISA direto, ELISA sanduíche e o ELISA de captura.
2. Objetivo
Quantificar a concentração de antígenos e anticorpos.
3. Aplicação Clínica
Aplicações na medicina humana e veterinária, como por exemplo: teste para infecção por HIV, dosagem de hormônios, marcadores tumorais e outras proteínas séricas, entre outros.
4. Amostra
Soro, urina ou outra solução contendo o antígeno. As amostras não diluídas podem ser conservadas durante 7 dias entre 2-10°C. Para conservação por períodos mais prolongados devem ser congelados a -20°C ou temperaturas menores. Evitar os congelamentos e descongelamentos reiterados.
5. Princípio do teste
Uma enzima, que reage com um substrato incolor para produzir um produto colorido, é covalentemente ligada a um anticorpo específico que reconhece um antígeno alvo. Se o antígeno estiver presente, o complexo anticorpo-enzima irá ligar-se a ele e a enzima catalisará a reação. Então, a presença de produto colorido indica a presença de antígeno.
6. Materiais e Reagentes necessários
Placa de ELISA
Pipetas automáticas
Leitor de Elisa
Lavador automático de placas
Revelador (peróxido de hidrogênio 60 mmol/l em tampão citrato 50 mmol/l pH 3,2)