Pontos Positivos e suas funcionalidades do WMS
O WMS é um sistema informatizado de gerenciamento de armazéns, que assume controle total da movimentação e armazenagem. Promovendo mais produtividade, menor custo, menor tempo em todos os processos executados, redução de perdas e avarias e elimina o retrabalho. Resultando em um armazém eficaz.
Os softwares de WMS podem fornecer diversas visões a respeito das movimentações de estoques. São usados relatórios, gráficos, visões virtuais das estantes de armazenagem, etc. É comum que os WMSs tenham relatórios sobre taxa de ocupação cúbica do armazém, totais de movimentação de entrada e saídas por dia, produtividade da equipe do armazém, inventários, etiquetas, etc.
WMS – Warehouse Management System
O sistema WMS é muito importante na cadeia de suprimentos. Um WMS fornece toda rotatividade no estoque, maximizando o uso de espaço no armazém/CD, também dirige e otimiza a colocação no armazém, dando status em tempo real do uso de todos os espaços disponíveis para alocação de novos produtos.
Ter um WMS operacional, bem instalado, significa que a empresa depende menos da experiência e inteligência humana. Pois tendo o sistema operando bem instalado, ele é capaz de operar com eficácia e eficiência.
Os sistemas WMSs usam tecnologia como códigos de barras, leitores de códigos de barras, dispositivos móveis, redes locais sem fio e RFID, sendo o último possível e indicado para maior eficiência, incentivando o fluxo produtivo. Após a coleta de dados ocorre a sincronização com o banco de dados, sendo assim o mesmo pode ser usado para gerar relatórios eficientes dando o status dos produtos no armazém/CD.
Os sistemas WMSs trabalham em conjunto com sistemas ERP, MRP ou com outros softwares de gestão. Permitindo o recebimento automático de inventários, recebimentos de pedidos e devoluções de produtos, sendo necessário.
Funcionalidades:
- Agendamento de recebimentos;
O sistema realiza calculo de tempo e recursos necessários para os