Cadeia alimentar
Os níveis tróficos são como as etapas, ou níveis da cadeia alimentar. Que é composto por três categorias sendo elas produtores, consumidores e decompositores, cada um deles ocupa respectivamente um nível trófico diferente.
O primeiro nível é ocupado pelos produtores, que são seres autótrofos ou seja, são capazes de produzir seu próprio alimento. No caso deles por meio da fotossíntese, são os seres clorofilados. Que podem produzir alimento por meio de substâncias inorgânicas simples, tipo agua, sais minerais e etc.
Já o segundo nível, os consumidores ao contrario do primeiro são heterótrofos, que dependem do alimento produzido pelo primeiro nível, os produtores. Nesse grupo estão contidos os consumidores primários, secundários e terciários. Sendo assim os consumidores primários são os integrantes do zooplâncton, os que se alimentam do mesmo (consumidores primários) são os consumidores secundários, que podem ser chamados também de consumidores de segunda ordem, que são os peixes carnívoros. Já os consumidores terciários são as aves da margem, que assim se alimentam da segunda ordem.
O ultimo nível da cadeia alimentar é ocupado pelos decompositores, que podem ser representados por muitas espécies de bactérias e fungos. Que se alimentam de restos de outros organismos. Eles degradam a matéria orgânica morta, que são devolvidos ao meio ambiente para serem usados novamente pelos produtores. Sendo assim um processo. Sem os decompositores não haveria reaproveito das matérias no ecossistema.
1.2 Cadeias Alimentares
As cadeias alimentares são as correntes que ligam várias espécies que vivem em um determinado ambiente. Elas representam de uma forma mais simples as relações alimentares no ecossistema. É como uma sequência de seres vivos que uns dependem dos outros. É a maneira de expressar os níveis citados, produtores; consumidores; e decompositores. A cadeia alimentar é uma rede de interação entre