Pontos positivos e negativos do livro "a arte da guerra"
Sun Tzu, um general chinês, escreveu o livro “A Arte da Guerra” no século IV a.C., que continua sendo consultado e admirado até os dias de hoje.
“A Arte da Guerra” se trata de ensinamentos estratégicos de combate e táticas militares, dá dicas de como enfrentar o inimigo, mostra os diferentes tipos de campos de batalha, identifica os tipos de espiões, entre outras coisas.
O livro, apesar de ter uma linha de guerra, pode ser adaptado ao cotidiano, pois traz ensinamentos que podem ser traduzidos para o que ocorre no dia-a-dia.
PONTOS POSITIVOS
1. Atualidade
Todas as dicas retiradas do livro são adaptáveis à atualidade. Essa característica que faz com que “A Arte da Guerra” seja reconhecida até hoje.
O livro mostra como trabalhar em equipe, que é exatamente o que as empresas exigem hoje.
2. Táticas
É possível encontrar uma grande variedade de dicas de estratégias no livro, como levar em conta os vários tipos de território, como enganar o inimigo se mostrando mais fraco.
Essas táticas auxiliam em como encontrar formas de vencer. Por exemplo, um concorrente no mercado de trabalho pode ser considerado um “inimigo em campo de batalha”, então, usa-se estratégias para poder vencê-lo.
3. Liderança
Os ensinamentos de liderança encontrados no livro são muito úteis para os dias atuais. Sun Tzu foca na liderança imposta com sabedoria e sinceridade, e não à base de força.
Ensinamentos como esses são adaptáveis ao modo como se enfrenta o mercado de trabalho hoje. Numa empresa, o líder deve conhecer seus subordinados e saber como extrair o máximo de qualidades que eles possuem, por meio de táticas que estimularão os subordinados a completar suas tarefas com eficiência.
PONTOS NEGATIVOS
1. Guerra
O livro é a base de como vencer uma guerra. Desde o início dos tempos as pessoas vivem em guerra, querendo sempre ter poder. Isso ocorre até hoje. Pode-se observar que tudo gira em função do poder; no mercado de trabalho os