Pontos positivos e negativos de a arte da guerra
Neste trabalho falaremos um pouco dobre um clássico militar de Sun Tzu: “A Arte da guerra”; enfatizando os pontos positivos e negativos.
Na visão de Sun Tzu a guerra é vital importância para o Estado, mas lembrando de que nos ensinamentos de Sun Tzu a guerra deve ser evitada, e frisa também que um bom comandante deve se esquivar do confronto.
Além de ser um clássico militar, hoje se torna um “manual” para as organizações e empresas; enfatiza o trabalho em equipe e o respeito ao “general”, que no caso de uma empresa seria o chefe.
Pontos positivos
1- Autoconhecimento.
"Aquele que conhece o inimigo e a si mesmo lutará cem batalhas sem perigo de derrota; para aquele que não conhece o inimigo, mas conhece a si mesmo, as chances para a vitória ou para a derrota serão iguais; aquele que não conhece nem o inimigo e nem a si próprio, será derrotado em todas as batalhas".
O primeiro ensinamento de Sun Tzu é o de conhecer a si e ao inimigo; de modo que tendo o conhecimento dos seus pontos negativos você consegue de esquivar do ataque inimigo, e conhecendo os pontos fracos do inimigo pode ataca-lo “na ferida”, impedindo-o de efetuar um contra-ataque.
Conhecendo-se melhor, você consegue se organizar e proteger-se de ataques, evitando que ataquem o seu ponto fraco, você protege o seu ponto mais vulnerável.
No caso de uma empresa, deve conhecer bem o seu grupo de trabalho e conhecer bem o seu oponente
2- Ataque e Defesa
“A invencibilidade está na defesa; a possibilidade de vitória, no ataque. Quem se defende mostra que sua força é inadequada; quem ataca, mostra que ela é abundante.”
Com esses ensinamentos Sun Tzu enfatiza que mais do que ter um bom ataque, e muito mais importante investir em uma excelente defesa; no caso de uma empresa ter capital seria a defesa e o investimento o ataque; porem se desproporcional seria como um ataque mal sucedido; entretanto deve haver equilíbrio entre os dois, uma empresa só evolui com investimento,