5 Empresas, 5 estratégias, 5 transformações
É possível associar sustentabilidade com redução de custos, e algumas empresas já perceberam isso. Sendo assim, aderir à sustentabilidade na sua estratégia e que, depois do lucro ela terá uma significativa prioridade, é o passo inicial. Dessa forma o engajamento do presidente e corpo executivo, que obviamente, terão sua remuneração associada com esse novo desafio, é fundamental para garantir a implementação da sustentabilidade em todos os processos da empresa.
Em contrapartida, a sociedade dá valor e preferência a produtos e serviços de empresas responsáveis socialmente e que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários e das comunidades onde atua.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 NIKE
Após ser atingida por denuncia trabalhista na década de 90 a Nike, resolveu investir em tecnologia e treinamento em busca de sustentabilidade.
Este estudo mostrou que ela perdia U$ 700 milhões de dólares ao ano com desperdício de matéria-prima, demora na mudança nos design dos seus produtos e capacidade de fabricação. Começou a avaliar a origem de toda a matéria-prima, se eram tóxicas e como seus produtos eram descartados após vida útil.
A empresa chamou seus parceiros : Dow Chemical, Dupont e Basf e iniciou um longo processo de reinvenção de seus produtos, evitando desperdícios, redução de componentes e refinando a sua linha de calçados para diminuir a matéria-prima e melhoraram a qualidade do produto e com ganhos na sua produtividade, poderiam compensar o uso de materiais mais sustentáveis.
Criou uma fábrica modelo