A arte da guerra
Faculdade LACCE
Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo e Rádio e TV
Pontos positivos e negativos do livro “A Arte da Guerra”.
São Paulo
Abril/2012
Pontos positivos e negativos do livro “A Arte da Guerra”.
São Paulo
Abril/2012
Introdução
“A Arte da Guerra” foi escrito no século IV A.C., pelo general chinês Sun Tzu. O livro trata de ensinamentos estratégicos e táticas militares, dá dicas de como enfrentar o inimigo, mostra os diferentes tipos de campos de batalha, identifica os tipos de espiões, entre outras coisas. Apesar de possuir uma linha de guerra, o assunto abordado no livro, pode ser utilizado hoje em dia por pessoas que possuem a intenção de crescer profissionalmente e pessoalmente pois, traz ensinamentos que podem ser traduzidos para o que ocorre no dia-a-dia.
Pontos Positivos
1º Ponto Positivo: Contemporâneo e Maduro: O livro apesar de ter sido escrito a mais de dois mil anos ele demonstra que além de serem atuais, seus princípios venceram o tempo. Tal fato contribui para uma maior confiança nos ensinamentos já que diversas teorias ao longo do tempo surgiram, porém poucas sobreviveram tanto tempo.
2º Ponto Positivo: Táticas: É possível encontrar uma grande variedade de dicas de estratégias no livro, como levar em conta os vários tipos de territórios ou, enganar o inimigo demonstrando ser mais fraco que ele. Tais táticas auxiliam em como encontrar formas de vencer, por exemplo, um concorrente no mercado de trabalho pode ser visto como um “inimigo de guerra”, então, usa-se estratégias para poder vencê-lo.
3º Ponto Positivo: Virtudes: O livro incentiva a liderança imposta com firmeza, sabedoria e responsabilidade do líder sobre seus comandados. Bem interessante como ele concilia paciência em certos momentos com atitudes rápidas em outras.
Pontos negativos
1º Ponto