Pontos positivos e negativos da abordagem sistemica
CENTRO DE ESTUDOS SOCIAIS APLICADOS-CESA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL/ NOTURNO- 6º SEMESTRE
PLANEJAMENTO/ ADMINISTRAÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
DOCENTE: CLARA
PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DA ABORDAGEM SISTÊMICA
DISCENTE:
MÍCIA LÍVIA RABELO
FORTALEZA- CE
MAIO/ 2013
Abordagem Sistêmica
A abordagem sistêmica aborda que todos os elementos influenciam e são influenciados reciprocamente. Visa o que for melhor para todos ou, ao menos para a maioria da população. Pior outro lado, práticas contrárias aos princípios éticos serão eliminados, por causa do desequilíbrio que produzem no sistema, resultando em tensões e conflitos.
A vantagem de se usar esse modelo, é que se pode manipulá-los da maneira que quiser, sem qualquer risco ou problemas de ordem legal. Mas ao mesmo tempo é negativo porque são usados cotidianamente, sem mesmo saber o que são, como: maquetes, organogramas e diagramas.
Esse sistema tenta definir um corpo único para a ciência que pudesse integrar todas as abordagens, até então apresentadas por pesquisadores e cientistas de outras disciplinas. Ele se define como um complexo de elementos em interação de natureza ordenada, é interdisciplinar, isto é, pode ser utilizadas para fenômenos investigados nos diversos ramos tradicionais da pesquisa cientifica. Ela não se limita aos sistemas materiais, mas aplica-se a todo e qualquer sistema construído por componentes de interação, além de se desenvolvidas em várias linguagens matemáticas, em linguagem escrita ou computadorizada.
Porem, um fator negativo também é que uma vez que os sistemas estão contidos em um meio composto de outros sistemas e subsistemas, torna-se extremamente difícil delimitar fronteiras, determinar onde começa um sistema e termina outro. A mecanização e automação de processos industriais trouxeram enormes ganhos de produtividade e qualidade, incrementada agora também pela informatização que permite às máquinas tomar