Fisica
Relatório apresentado como requisita parcial para obtenção de nota da Disciplina Física três (experimental), Curso Enga. Mecânica, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR.
CURITIBA
2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL UTILIZADO 3
3. BREVE REVISÂO TEÓRICA 3
4. RESULTADOS 3
5. CONCLUSÃO 3
6. BIBLIOGRAFIA 3
INTRODUÇÃO
As superfícies equipotenciais de um campo elétrico são superfícies cujos pontos possuem o mesmo potencial elétrico. Como demonstrado na figura 1 abaixo.
Fig 1 Superfícies Equipotenciais.
A força elétrica durante o deslocamento de uma carga elétrica puntiforme sobre uma superfície equipotencial é nula como demonstrado no caminho I, na superfície V1 da imagem acima. O trabalho realizado pela força elétrica não depende da trajetória percorrida pela partícula, depende apenas do valor da carga da partícula e da diferença de potencial entre os pontos, o caminho III w IV possuem o mesmo valor do trabalho realizado. As superfícies equipotenciais são perpendiculares às linhas do campo elétrico e consequentemente perpendiculares ao vetor campo elétrico
Para demonstrar essas propriedades, no experimento realizado, foi utilizado um meio de baixa resistividade, o sulfato de cobre (CuSO4). Este eletrólito possui cargas que podem se deslocar quando sujeitas à ação de um campo elétrico, que surge quando conectamos uma fonte de tensão a eletrodos metálicos mergulhados no eletrólito.
A distribuição de cargas nas superfícies dos eletrodos dá origem a um campo eletrostático no meio eletrolítico. Os resultados do experimento e o procedimento adotado estão descritas a seguir.
PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL UTILIZADO
No experimento realizado foram utilizados os seguintes materiais: cuba acrílica,cabos, conjunto de eletrodos de placas planas, um eletrodo de anel circular, anel metálico, fonte de