Pontos positivos da Teoria Cientifica
(Pontos positivos)
Frederick Winslow Taylor (1856 - 1915), mais conhecido como Taylor, nasceu na Germantown no Estado da Pensilvânia – EUA. Foi um engenheiro mecânico que introduziu o conceito da Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX com a Escola da Administração Científica criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração (TGA), sendo considerado o principal fundador.
Segundo Chiavenato, “Sua preocupação original foi eliminar o fantasma do desperdício e das perdas sofridas pelas indústrias americanas e elevar os níveis de produtividade por meio da aplicação de métodos e técnicas da engenharia industrial.” Ou seja, observou que se ocorresse a simplificação e a padronização dos serviços executados, o trabalho ficaria mais eficiente e era possível a diminuição dos custos, gerando mais lucros. Taylor teve vários seguidores (Gantt, Gilbreth, Emerson, Ford, Barth, entre outros). As suas propostas permanecem vivas até hoje e por essas e outras circunstâncias, por ser racional e objetivo em suas metas, contraria a opinião de muitos autores.
Taylor estabeleceu e nomeou de Organização Racional do Trabalho (ORT), a junção de princípios e técnicas eficientes, os quais foram colocados em práticas em busca de melhores resultados tanto para os operários quanto para o patrão. Analisando o trabalho, as atividades mais complexas eram subdivididas em atividades mais simples, as quais eram divididas em movimentos adequados para melhor execução. Definir o tempo médio era necessário para um operário realizar a tarefa devidamente racionalizada e isso era feito por meio da cronometragem, o tempo-padrão. Era Cada função tinha um supervisor.
Oferecer-lhes condições ambientais de trabalho agradáveis adequando o ambiente, as máquinas, os instrumentos e ferramentas às tarefas a serem executadas para que tudo ocorresse sem nenhum transtorno e condições de conforto capazes de