Trabalho - Servidor Radius
O RADIUS, (Remote Authentication Dial In User Service), é um protocolo amplamente utilizado para gerenciar o acesso dos mais diversos serviços de rede, do tipo cliente/servidor que roda como um protocolo da camada de aplicação, usa como apoio o protocolo de transferência UDP. Tanto Servidores de Acesso Remoto (RAS), como servidores de Redes Virtuais Privadas (VPNs) e Servidores de Acesso a Rede (NAS), e todos os gateways que controlam o acesso à rede possuem um componente cliente do protocolo RADIUS que se comunica com o servidor RADIUS. Normalmente é um processo de segundo plano (background) rodando no UNIX ou Microsoft Windows server. É um servidor AAA (Autenticação, Autorização e Auditoria) consolidado no mercado como uma solução robusta para diversos serviços de autenticação. É usado para prover uma autenticação centralizada em redes dial-up, VPN's (Virtual Private Network) e redes sem fio, tem um modelo cliente-servidor, onde o cliente é o Network Access Server (NAS). Esse servidor é responsável por obter a informação sobre o cliente e repassá-la para o servidor RADIUS, além de interpretar a resposta, dando ou não acesso ao cliente. O servidor RADIUS é responsável por receber pedidos de conexão, autenticar o usuário e repassar ao NAS as informações necessárias para dar acesso ao usuário na rede. Além disso, esse servidor também pode funcionar como um proxy para outros servidores RADIUS. Foi desenvolvido no início da década de 90, e sendo continuamente incrementado, o RADIUS ainda consegue satisfazer os requisitos das tecnologias emergentes.
VANTAGENS
O RADIUS apresenta uma série de funcionalidades que o qualifica como um eficiente sistema de autenticação adaptável as mais diversas condições de rede, abaixo descritas:
- MODELO CLIENTE/SERVIDOR - O RADIUS utiliza o modelo cliente/servidor. O NAS funciona como um cliente para o servidor RADIUS. O cliente é responsável por enviar as informações dos usuários que desejam acessar o