Pontos Negativos e positivos da cartilha
Professora Lucy
3ºA
Tendo como referência o texto do Cagliari, responda:
1) Cite e comente cinco aspectos negativos em relação ao uso da cartilha.
1. Ponto negativo: “(...) As cartilhas deixam de lado toda trama da linguagem, ficando apenas com o que a demais superficiais. Isso faz com que os alunos passem a fazer um uso superficial da fala e da escrita na suas atividades escolares futuras.”
Percebemos que só com o uso das cartilhas, pode vir causar prejuízos futuros aos alunos, como por exemplo: uma interpretação e compreensão de um texto, também os alunos podem não conseguirem escrever suas próprias frases e palavras que não estejam ligadas ao aprendizado da cartilha, deixando também o conteúdo sem contexto.
2. “(...) A linguagem é basicamente a união de sons e de significados, tudo muito bem ligado, através das diferenças estruturas gramaticais que exercem funções próprias e que tem usos específicos nos diferentes contextos em que ocorrem.”
A maneira como as cartilhas lindam com a fala e a escrita confundem as crianças, uma vez que passa ideias de a linguagem é uma “soma de tijolinhos”, representadas pelas silabas e unidades geradoras.
3. “Outro problema serio que o método das cartilhas (o bá, bé, bi, bo, bu) traz o uso da silabação a todo instante. Isso faz com que o aluno passe a pensar que, para ler, é preciso silabar”
“A cartilha ensina os alunos a silabarem e depois quer que eles leiam com fluência: isso é contraditório”
Nesse parágrafo entendemos que a cartilha é contraditória, pois ensina uma coisa e depois pede outra, ou seja, as crianças ficam mais confusas e sem rumo, elas levam isso para o resto da vida.
4. “Quando vão aprender a ler e escrever, as crianças têm, como a única referência de conhecimento já adquirido, a própria fala. Elas observam demais a própria fala, nesse momento. A cartilha, porém, ignora esse fato e, aos poucos, induz os alunos a interpretarem os fenômenos