Ponto de mutação
Descartes percebeu que para entender o funcionamento de um relógio, era necessário desmonta-lo peça por peça. Sua visão para resolver os problemas do mundo é comparada ao relógio. O mundo e tudo que nele existe, deveria ser desmontado peça por peça, assim como o relógio, depois de estudar cada peça separadamente, tudo seria colocado no lugar novamente, se tudo funcionar bem, todas as peças estariam no lugar certo, se a algo desse errado alguma peça estaria com defeito ou em seu lugar errado.
2. Explique quais são os paradigmas hegemônicos da ciência moderna, da qual Descartes é um ícone.
Os paradigmas hegemômicos da ciência moderna, ou seja, o modelo padrão a ser seguido, no qual Descartes é um ícone, era de que o mundo, a natureza e os humanos deveriam funcionar como máquinas. A partir deste conceito, cada uma dessas máquinas seria desmontada e analisadas peça por peça individualmente. O paradigma cartesiano entende que, o universo é uma grande máquina e tudo que nele há pode ser explicado, desvinculado de qualquer aspecto emocional.
3. Explique quais são os paradigmas emergentes da ciência.
Os paradigmas emergentes da ciência, segundo o filme, fala sobre um mundo mais humano. Devemos prevenir para que não ocorram os problemas, estudar o porquê de tal fato ter acontecido e não estudá-lo como um caso isolado. Pensando dessa forma, o estudo das partes isoladamente, como pensava Descartes, não permitiria entender o funcionamento do todo. Entendo os porquês de cada processo seria possível entender qual o caminho para uma evolução, buscando assim uma melhoria na qualidade de vida e um futuro melhor.
4. Comente a relação existente entre ciência e sociedade.
Analisando a relação entre ciência e sociedade baseado no filme ¨PONTOS DE MUTAÇÃO¨, chegamos a conclusão de que a ciência, que deveria servir para trazer o bem estar a todos, age no interesse de uma