Ponto de Mutação - Resenha
Tudo começa quando Jack, um senador, e ex-candidato à presidência dos Estados Unidos, desiludido com sua derrota, liga para seu amigo, Thomas, um poeta americano, que não suportou a vida em uma grande capital, e se mudou para França, seu amigo o convida para ficar alguns dias com ele para fugir dos ares norte-americanos.
Chegando lá, vão para uma ilha e começam a conversar em uma espécie de castelo medieval. lá encontram Sonia, que estava sozinha e foi convidada a participar da conversa dos dois, pois claramente estava interessada pelo assunto, ela era uma cientista, q possuia uma visão mais moderna. Assim acabaram entrando em uma discussão sobre suas perspectivas do mundo, a partir do modo de funcionamento de um relógio muito antigo e em cima disso se desenrola toda a historia do filme.
A partir desse momento, cada um dos personagens expressa seu ponto de vista sobre diversos assuntos como política, meio ambiente, ciências e relações humanas. Logo que Sonia entra na conversa ela faz uma dura critica sobre a maneira cartesiana em que os políticos de modo geral veem a natureza. Ela afirma que os políticos descrevem a natureza assim como Descartes descrevia, como um relógio onde é possível reduzir ao monte de peças onde analisado cada parte é possível entender o todo. Ela crítica dizendo que essa idéia é antiga e ultrapassada e que devemos mudar essa visão de mundo. Deve-se pensar em um mundo com crescimento sustentável com melhores condições para todos. O politico, por sua vez, rebate certas criticas da cientista e até aceita algumas, mas afirma que não é possível adotar idéias como as propostas de uma forma que os