educação
1) Este poema nos fala da busca pela felicidade. Fernando Pessoa nos passa a mensagem de que não devemos aceitar tudo e nos acomodarmos, temos que ter esperanças, mas devemos também correr atrás dos nossos sonhos. Devemos saber a hora de parar ou seguir, continuar ou começar de novo, mas nunca perder o foco e deixar as oportunidades passarem.
2) Este poema nos faz refletir que não devemos nos deter só no que as pessoas falam nós devemos também prestar atenção nos seus atos.
É fácil dizer que as coisas estão erradas, difícil é fazer alguma coisa para consertá-las, pois na verdade as pessoas são aquilo que fazem e não aquilo que dizem.
3) Este poema nos mostra que não se cura solidão buscando uma companhia. Isto significa que não conseguiremos viver a dois, sem antes nos conhecermos e conseguirmos conviver com nós mesmos. Se não somos felizes, não podemos fazer outra pessoa feliz.
4) Mário Quintana nos fala da felicidade, que tanto sonhamos e buscamos tão longe. Achamos que só o que é caro e bonito é bom, mas na verdade a felicidade está nas pequenas coisas e na simplicidade do dia a dia.
5) Neste poema Cecília Meireles nos chama a atenção para momentos de nossa vida que deveriam ser simples, e nós os tornamos tão difíceis. Ela nos mostra também que apesar de parecerem difíceis não são impossíveis, tudo depende de nós.
6) Este é um poema de duplo sentido, lendo-se de baixo para cima ele nos diz exatamente o contrário, mas ambos falam de amor, falam de sentimentos e desejos dos seres humanos. Ele tanto pode expressar sentimentos de dúvidas e tristeza, como pode expressar sentimentos de afirmação e alegria.
Nome: Vera Lúcia de Bastos Vieira