Resenha- Ponto de mutação
A discursão começa a se desenrolar quando os três se encontram em uma sala com um grande relógio. a cientista critica o pensamento cartesiano onde o mundo funciona como uma grande maquina e que para compreende-lo so é preciso fragmenta-lo e estudar peça por peça. Essa visão mecanicista difundida por Descartes e reforçada pelas leis de Newton Na época, foi muito difundida na ciência, na arte e na política.
Porem Enxergar somente as partes, e não o todo, é um equívoco. Pois nas máquinas as peças são construídas e montadas já os organismos crescem e evoluem . Sendo assim, cada individuo não é necessariamente idêntico, uma vez que suas partes não são produzidas como uma linha de montagem. A estrutura orgânica ira se desenvolver a partir dos processos enquanto que na máquina as atividades de cada peça baseiam-se na função a que estão inseridas.
Mas a medida que a ciência foi evoluindo, com o surgimento da física quântica, o mecanicismo demonstrou ser uma maneira inconsistente e ultrapassada de se perceber o universo. Esta teoria não mais se baseia na idéia de causa e efeito e adotava a aleatoriedade e o caráter probabilístico como argumentos.
. E é nesse contexto que a visão sistêmica ganha força. Esta teoria tem como fundamentos o processo, a mudança, aflutuação, os ciclos e a auto-organização.
Porem enquanto campo da ciência transformou sua percepção para uma visão holística algumas vertentes como a politica continuaram estagnados realizando suas analises de forma