Pontes
RESUMO - PONTE ESTAIADAS
Ponte estaiada é um tipo de ponte suspensa por cabos constituída de um ou mais mastros, de onde partem cabos de sustentação
para
os
tabuleiros
da
ponte.
A ponte estaiada costuma ser a solução intermediária ideal entre uma ponte fixa e uma ponte pênsil em casos onde uma ponte fixa iria requerer uma estrutura de suporte muito maior, enquanto uma pênsil necessitaria maior elaboração de cabos.
INTRODUÇÃO
O conhecimento das forças de implantação dos estais é de extrema importância no controle do greide final do tabuleiro da ponte estaiada. De maneira geral, as aduelas que vão sendo anexadas alteram os esforços e eslocamentos na parte já executada, inclusive nos estais já posicionados.
2
Normalmente, tem-se por objetivo garantir o greide final do tabuleiro, o que se consegue com uma criteriosa definição das forças de implantação dos estais.
Estas forças podem ser obtidas a partir da solução de um problema fundamental que consiste na determinação de acréscimos de força nos estais, necessários ara atingir um vetor de deslocamentos, geralmente compostos de flechas em pontos do tabuleiro.
Normalmente,
estes deslocamentos
correspondem
às
contraflechas necessárias para retornar o tabuleiro às suas cotas originais. Em função do programa de tensionamento dos estais estabelecido para a obra, pode se tornar
Necessário a aplicação de uma correção sequencial de forças nos estais, para se chegar às forças finais previstas no projeto. 3
TIPOS DE PONTE ESTAIADAS
Existem dois tipos básicos de pontes estaiadas: No tipo harpa, os cabos correm paralelos, ou quase, a partir do mastro, de modo que a altura de fixação do cabo ao mastro é proporcional à distância entre o mastro e o ponto de fixação deste cabo ao tabuleiro.
No tipo leque, os cabos conectam-se ou passam pelo topo do mastro.
4
5
PRINCIPIOS
DO
PROJETO
DE
PONTES
ESTAIADAS
O soluções em pontes