Pontes HERCILIO LUZ
Ponte Hercílio Luz – Florianópolis/SC
Nome dos alunos: Alexandre Akito Miyada
Aline Cristina de O. Pascutti Shiota
Claudinei Luiz Lonetto Júnior
Claudio Alberto de Almeida Fernando Lucas de O. Pascutti Lúcio Maciel da Silva Júnior
Márcio Bossolani
Professor da disciplina de Pontes
São José do Rio Preto – SP
Março/2015
O PROJETO
O projeto da Ponte Hercílio Luz foi encomendado aos engenheiros norte americanos David B. Steinman e Holton D. Robinson. Albert Byington e Alfred Sundstrom, da firma Byington e Sundstrom, estabeleceram-se na Ilha para dirigir as obras, e todo o material nela empregado foi trazido dos Estados Unidos, tendo sido construída por equipe composta de dezenove técnicos especializados norte-americanos e operários catarinenses.
A CONSTRUÇÃO
A Ponte Hercílio Luz foi construída na década de 1920 - entre novembro de 1922 e maio de 1926, tendo sido concluída e inaugurada em 13 de maio de 1926, uma quinta-feira chuvosa, no governo de Antônio Vicente Bulcão Vianna.
A realização desse sonho deu-se, principalmente, graças à iniciativa empreendedora do Vice-Governador, no exercício do cargo de Governador do Estado de Santa Catarina - Engenheiro Civil Hercílio Pedro da Luz, que autorizou o Estado a contrair o empréstimo para a construção da Ponte, que ele imaginara denominar Ponte da Independência.
INAUGURAÇÃO SIMBÓLICA
Em meados de 1924, a saúde de Hercílio Luz estava profundamente abalada, com diagnósticos de câncer de estômago, já desenganado pelos médicos.
Em 08 de outubro de 1924, Hercílio Luz inaugurou então simbolicamente a Ponte, atravessando uma passarela pênsil de 18 metros de comprimento, construída em miniatura, com escala 50 vezes menor que a original, junto ao trapiche de Florianópolis, pois se sabia que dificilmente estaria vivo para inaugurar a Ponte que idealizara.