Historico da Ponte Hercilio Luz
Florianópolis - SC
Prof. Narbal A. Marcellino – ECV/CTC/UFSC
• Introdução
Neste artigo é apresentado um panorama histórico sobre a concepção, projeto e realização da estrutura da ponte Hercílio Luz de Florianópolis, em Santa Catarina.
Esta ponte que é a maior do mundo do tipo pênsil usando correntes, ou também chamada de cadeia de barras de olhais, foi na década de 1920 um marco da engenharia mundial. Mesmo entre as pontes penseis usando cabos só havia até o ano de 1926 cinco pontes com vãos maiores que a de Florianópolis. Atualmente, em todo o planeta, são encontradas cerca de oitenta pontes vencendo vão maior que os 340 metros da ponte.
De maio de 1926, quando foi inaugurada, até hoje, cumprida sua missão como obra, até sua primeira interdição em 1982, depois de mais de 60 anos de serviço ao transporte em Santa Catarina, problemas técnicos; como corrosão e trinca em uma das barras de olhais que sustentam a ponte, geraram sua interdição, inicialmente desde
1982 até 1988 e depois em 1991. Atualmente, está em andamento um projeto de recuperação que define uma maneira de recuperar o vão central pênsil da obra e que tem em vista a sua conservação como monumento histórico.
Objetivos
O objetivo deste trabalho foi de coletar e sistematizar algumas informações para que se possa conhecer e avaliar a história dessa ponte e as possibilidades de recuperação de uma obra tão peculiar. Onde a concepção e o processo construtivo, apesar de atualmente ultrapassados do ponto de vista tecnológico, ainda apresentam um conhecimento que certamente interessa aos estudiosos da história da técnica e constitui uma contribuição à evolução da engenharia.
Histórico
O desejo de vencer vãos cada vez maiores e a evolução da arte de construir é inerente a história da humanidade. As construções pela sua complexidade e imponência, desde a Antigüidade, tem uma importância fundamental na compreensão da cultura das diversas civilizações. Uma