Pontes estaiadas
Nas primeiras pontes estaiada foram utilizados os primeiros tabuleiros com seção de aço, devido a facilidade de execuções ser um material bem conhecido e estudado na época.
Os tabuleiros de aço são em média 80% mais leve que os tabuleiros em concreto, entretanto, esses se apresentam mais caros de serem executados que os tabuleiros de concreto.
No Brasil, o custo para realizar uma ponte estaiada com tabuleiro metálico é muito elevado devido o preço do material e pelas empresas que executam esse tipo de estrutura.
Em estruturas de grandes vãos é interessante a utilização de tabuleiros de aço, pois em estruturas menores o alívio de peso não é tão perceptível.
Um fator muito importante na decisão de qual material irá ser usado depende de sua resistência, e da verificação da ação do vento,sendo analisado pelo projetista.
Um exemplo desse tipo de solução podemos mencionar a Ponte Stonecutters, em Hong Kong, dimensionada para resistir à ação de ventos de elevada velocidade de projeto, aproximadamente 95 m/s, a ponte de 1018 m de vão livre, que é atualmente o segundo maior vão livre do mundo, possui tabuleiro duplo em estrutura metálica, composto por caixões de aço com placas ortotrópicas.
Tabuleiro Misto ( Misto de concreto de aço)
Os tabuleiros mistos, são utilizados com aço e concreto e possuem várias vantagens, dentre elas podemos citar:
- Redução no peso da seção devido à utilização de perfis metálicos;
- Facilidade no transporte e instalação dos perfis metálicos;
- Durabilidade da laje de concreto;
- Rapidez na execução.
Podemos citar, como exemplo dessa solução a Ponte da Passagem, que fica localizada na Vitória, Espírito Santo.
O engenheiro responsável pela ponte foi o Karl Meyer, e é composta por mastros metálicos e tabuleiro misto de concreto e aço.
Nos tempos atuais, as pontes modernas possuem grande quantidade de seções transversais possíveis, seja em aço, em concreto ou mistas. A