Trab Biologia Biocombust Vel
761 palavras
4 páginas
ITB – Prof. Antonio Arantes FilhoCaroline Silva Pinheiro dos Santos nº 05
Carlos Roberto nº 03
Natalia Alves nº 26
Trabalho de Biologia
Biocombustíveis
BARUERI – SP
2014
Biocombustível
Biocombustível é o combustível de origem biológica não fóssil. Normalmente é produzido a partir de uma ou mais plantas. Todo material orgânico gera energia, mas o biocombustível é fabricado em escala comercial a partir de produtos agrícolas como a cana-de-açúcar, mamona, soja, canola, babaçu, mandioca, milho, beterraba, algas.
Tipos de biocombustível:
Metanol
Esse biocombustível é muito inflamável e pode ser obtido através da destilação de madeira, cana-de-açúcar e gases fósseis. Ele é utilizado como solvente industrial (para diluir sais), para fabricar plástico, produção de biodiesel, preparação de hormônios, fabricação de produtos químicos, indústria farmacológica, dentre outros. Nos Estados Unidos, é utilizado em alguns postos como combustível. O metanol é bem mais tóxico que o etanol e polui mais o meio ambiente. Outras desvantagens da substância são os problemas que ela pode causar à saúde, como dores de cabeça, náusea, vômitos, irritação, intoxicação e câncer.
Biodiesel
O biodiesel é um combustível feito com óleos vegetais (soja, amendoim, mamona, dendê, etc.) que pode ser obtido em processos como esterificação e craqueamento. Esse biocombustível substitui o óleo diesel à base de petróleo nos automóveis, caminhões, geradores ou tratores. As pesquisas para a produção do biodiesel tiveram início em 1970, no Ceará. O Governo Federal criou o Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), que busca implantar a produção e comercialização do biodiesel para a obtenção de fontes de renda e emprego. Além disso, esse programa busca reduzir os danos causados ao meio ambiente com o uso indiscriminado de fontes energéticas de origem fóssil.
Biogás
Ele foi descoberto em 1667 e, em 1884, Louis Pasteur apresentou um estudo falando sobre o auxílio que a fermentação dava para