PONTES EM ARCO Novo
Hoje em dia, via de regra, as pontes em arco são construídas de concreto armado, sendo que o tabuleiro, frequentemente, é em concreto protendido. Para vãos pequenos (até ~ 50m) as pontes em arco são caras na maioria dos casos. Os arcos são particularmente indicados para transpor vales de escarpas rochosas em regiões montanhosas e, igualmente, em terrenos planos, na forma de arco atirantado com tabuleiro inferior.
Os Sistemas Estruturais:
Arcos Triarticulados; Isostáticos, com l : f = 5 a 12, dentro do possível desenvolvendo- se de acordo com a linha de pressões, com espessura variável para levar em conta a variação da linha de pressões devido à ação da carga móvel.
Arcos Biarticulados; Uma vez hiperestástico, l : f = 4 a 12, na maioria dos casos com menor espessura nas impostas, visto que os momentos são máximos no fecho. As articulações podem ser também elásticas, através de um cintamento nas impostas. Os arcos com uma articulação não são apropriados para pontes, porque encarecem desnecessariamente as fundações, devido aos elevados momentos de