Pontecial de membrana
Biofísica
POTENCIAL DE MEMBRANA
Todas as células têm potencial de membrana. Um neurônio em repouso decorre das diferentes concentrações de íons no citoplasma e no líquido extracelular. Os principais íons envolvidos são Na+, K+ e Cl ˉ.
Quando um impulso nervoso se propaga pelo axônio de uma célula nervosa, ocorrem aberturas e fechamentos dos canais que permitem a passagem seletiva de íons pela membrana. Inicialmente, ocorre entrada de pequena quantidade de íons Na+, alterando o potencial para cerca de +40 mV. E em seguida ocorre a saída de pequena quantidade de íons K+, restabelecendo o valor de -70mV. Essa perturbação elétrica se propaga pela membrana do axônio, constituindo o impulso nervoso.
Avaliação da Imagem:
POTENCIAL DE AÇÃO
Com a excitação da células nervosa, por estímulos que atinjam o limiar de excitabilidade da célula ( -65mV), um potencial de ação será disparado dentro de um princípio denominado de “tudo ou nada”.
O potencial de ação se caracteriza por três etapas distintas: Despolarização, repolarização e hiperpolarização
ETAPA DE DESPOLARIZAÇÃO: É nessa etapa em que a membrana torna-se extremamente permeável aos íons Na+, ocorre portanto influxo de Na+ e consequente aumento de carga positiva no interior da célula. Nesta fase a célula parte de -75mV e atinge +35 mV.
ETAPA DE REPOLARIZAÇÃO: Nessa etapa em que ocorre fechamento dos canais de Na+ e abertura dos canais de K+. Nesta fase a célula parte de +35 mV e atinge -75 mV
ETAPA DE HIPERPOLARIZAÇÃO: Um período de alguns milissegundos em que a célula não reage aos neurotransmissores pois estão com excesso de negatividade em seu interior o que impede a ocorrência de um novo potencial de ação. Nesta fase a célula parte de -75mv e chega até -90 mV.