ECOGRAFIA NA LOCALIZAÇÃO DE PONTOS DE
Ecografia na Localização de Pontos de Acupunctura
Instituto Português de Naturologia
Braga
2013
A Acupunctura é uma terapêutica milenar, integrada na Medicina Tradicional Chinesa, considerada complementar de acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde. Derivada do latim acus e pungere, que significam agulha e puncionar, respectivamente, a acupunctura consiste numa terapêutica que faz a prevenção, tratamento e cura de patologias através da inserção de finíssimas agulhas de ouro, prata ou aço inoxidável em determinadas regiões do corpo chamadas de “pontos de acupunctura”. Trata-se também de uma terapia reflexa, em que o estímulo de uma área age sobre outra(s). Para este fim, utiliza, principalmente, o estímulo nociceptivo. Os seus excelentes resultados são reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (Who, 2002) e por pesquisas científicas (Allen et al, 1998).
Nos últimos anos cerca de 17 teorias tentam compreender o sistema de pontos da acupunctura por uma perspectiva ocidental, procurando principalmente, características histológicas distintas que pudessem diferenciar os pontos de acupunctura do tecido circunvizinho; identificando estruturas, feixes neuro-vasculares, acessórios neuro-musculares e terminações nervo-sensoriais.
É importante salientar que a acupunctura tradicional chinesa, quando praticada somente sob a visão da ciência ocidental, torna-se uma mera reflexologia neurológica, perdendo todo o seu princípio holístico original. Esta arte surgiu há milhares de anos e os seus conhecimentos acumulados medeiam a sua prática, possibilitando ao acupunctor a escolha do princípio terapêutico e os respectivos pontos a serem estimulados.
A acupunctura é uma forma de ter acesso ao sistema nervoso central através da estimulação neural periférica, promovendo um reajustamento das funções cerebrais, neurais, hormonais, imunitárias e viscerais. São diversos os alvos da estimulação,